Indy: Calderón confirmada na Foyt em 2022
17/01/2022 20:57 em Formula Indy

Calderón confirmada na Foyt: piloto colombiana fará a temporada 2022 da Indy com o carro 11 da tradicional equipe americana.

A piloto colombiana Tatiana Calderén foi confirmada na equipe Foyt para a temporada 2022 da Indy: a princípio a piloto disputará as provas em circuitos de rua e mistos, ficando de fora os ovais e as 500 Milhas de Indianápolis.

Calderón será a primeira mulher a pilotar pela tradicional equipe comandada pelo tetracampeão das 500 Milhas de Indinápolis, AJ Foyt. A colombiana correrá no carro #11 do time e terá como companheiros de equipe o americano Kyle Kirkwood no carro #14 e o canadense Dalton Kellett no #4.

“Estou emocionada e muito grata a Jonathan Kendrick da ROKiT (que patrocina a piloto) e AJ Foyt Racing pela oportunidade de correr na IndyCar,” disse Calderon. “Desde que comecei minha carreira de monopostos nos Estados Unidos, há 11 anos, a IndyCar tem sido uma referência para mim e é um sonho realizado estar no grid este ano. Mal posso esperar para chegar a São Petersburgo para a primeira corrida da temporada. Estou bem ciente do desafio à frente, mas esta é a chance de uma vida e estou ansioso para aproveitar ao máximo.”, finalizou.

Calderón passou as duas últimas temporadas competindo na Super Fórmula no Japão pela Threebond Drago Corse e pela Richard Mille Racing no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). Ela foi piloto de testes da equipe Alfa Romeo de Fórmula 1 nos últimos quatro anos. Seu extenso currículo inclui passagens pela Fórmula 2, Renault Series Fórmula V8 3.5 (onde foi a primeira mulher no pódio no Bahrein em 2017), GP3, Fórmula 3 europeia e Fórmula 3 britânica, onde foi a primeira mulher a pontuar um pódio.

Ela começou sua carreira no automobilismo em 2010 e 2011 na Indy Pro 2000, o degrau do meio da série Road to Indy.

Nascido em Bogotá, Colômbia, e morando em Madri, Espanha, Calderón testou o ROKiT Chevrolet nº 14 em julho passado no Mid-Ohio Sports Car Course.

Calderón e Kirkwood farão sua estreia na IndyCar ao lado do retornado de Foyt Kellett no GP de São Petersburgo apresentado em 27 de fevereiro e assim que alinhar seu Foyt #11 será a 11ª mulher a competicar na IndyCar, sendo a terceira latina (as outras duras foram a venezuelana Milka Duno e a brasileira Ana Beatriz Figueiredo).

A TV Cultura transmitirá a temporada 2022 da IndyCar em sinal aberto para todo o país, enquanto a ESPN fará pela TV a cabo e também o streaming Star+ disponibilizará o sinal.

COMENTÁRIOS