Extreme-E confirma última etapa no Reino Unido
15/10/2021 18:40 em Rally

A Extreme E, série de corridas off-road elétricas comprometida com o meio ambiente, confirmou hoje que a final da sua 1ª temporada, o “Jurassic X Prix”, acontecerá em Bovington, no condado de Dorset, na costa sul do Reino Unido, durante os dias 18 e 19 de dezembro de 2021.

 

A inovadora série realiza competições de SUVs elétricos em ambientes extremos ao redor do mundo para promover a adoção de veículos elétricos e soluções de tecnologia limpa na busca por um futuro de baixo carbono para o planeta.

 

O campeonato, que deu início à sua rota global em março de 2021, já visitou a Arábia Saudita, o Senegal e a Groenlândia, e inclui alguns dos maiores nomes do automobilismo, como os donos de equipe Lewis Hamilton, Jenson Button e Nico Rosberg, entre outros. É também a primeira série automobilística com total igualdade de gênero, da qual participam as principais competidoras britânicas Catie Munnings e Jamie Chadwick, entre outras pilotos de talento. 

 

Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E, disse: “Estou muito entusiasmado com este local de corrida - será o nosso primeiro evento em solo britânico. A decisão representa uma ampliação em relação à nossa missão inicial de correr em lugares remotos e distantes para destacar os efeitos das mudanças climáticas, já que, cada vez mais, as questões sobre as quais falamos estão acontecendo literalmente em nossos quintais. Por isso, achamos que seria o momento certo para colocar o foco em nossa própria casa e ajudar o exército a reduzir sua pegada de carbono”.

 

“O mundo precisa avançar no que diz respeito à diminuição do uso de motores de combustão e outras fontes de energia contaminantes, e que melhor maneira de simbolizar isso do que com um X Prix com o tema Jurássico. A menos que avancemos com ações climáticas e de sustentabilidade, corremos o risco de entrar em extinção. Isso é algo que simplesmente não podemos mais ignorar.”

 

Bovington é uma conhecida base militar do Exército Britânico que fica próxima à Costa Jurássica. A Extreme E está trabalhando em estreita colaboração com o Ministério da Defesa e Exército britânico, que recentemente divulgou sua estratégia de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas. A estratégia combina a mitigação do impacto ambiental com a manutenção da produção militar. Para isso, o objetivo é reduzir as emissões e ampliar o processo de transição às energias renováveis, contribuindo assim para a meta do Reino Unido de se tornar carbono líquido zero até 2050. Os esforços do Exército já começaram, através do uso de veículos blindados elétricos e acomodações com eficiência de carbono.

 

O major-general da OBE Simon Hutchings disse: “O Exército Britânico se orgulha de sua capacidade de conduzir operações em qualquer ambiente, adaptando e desenvolvendo suas habilidades conforme necessário. A oportunidade de trabalhar ao lado da Extreme E, que é líder mundial em eletrificação de veículos e produção de energia sustentável, é muito estimulante. Isso nos permitirá compartilhar ideias inovadoras que possibilitarão ao Exército continuar na vanguarda tecnológica em nível global, ao mesmo tempo que contribuirá para nossas metas climáticas e de sustentabilidade”.

A Extreme E é parceira da campanha Race to Zero da ONU, bem como da iniciativa Count Us In, que desafia os fãs da categoria a adotar medidas que reduzam suas próprias pegadas de carbono. Essas parcerias têm como objetivo lidar com a crise climática global e com o fato do transporte rodoviário ser responsável por 75 por cento das emissões globais associadas ao transporte, além de acelerar a mudança rumo à mobilidade limpa até 2030, em sintonia com as metas do governo.

Nigel Topping, campeão de alto nível do Reino Unido para a Ação Climática na COP26, que também lidera a campanha Race to Zero, disse: “A Extreme E fornece uma plataforma incrível para acelerar a transição rumo à mobilidade limpa e para aumentar a conscientização sobre as soluções que podemos e devemos adotar em relação à questão climática”.

“O Jurassic X Prix acompanha a COP26 e oferece mais oportunidades para o Reino Unido manter esse impulso crucial, o que é fundamental se quisermos ter sucesso em nosso objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. A adoção de veículos com emissão zero ajudará enormemente a atingir esse objetivo, e além de demonstrar o bom desempenho dos veículos elétricos, a Extreme E também promove outras tecnologias associadas. O campeonato usa a poderosa plataforma do esporte para estimular sua base de fãs a tomar medidas para reduzir sua própria pegada de carbono.”

A Extreme E continuará com o seu Programa Legado, que visa deixar um impacto positivo duradouro em cada país visitado durante o campeonato, e os detalhes serão divulgados nas semanas que antecedem o evento do final do ano. Além disso, os workshops de liderança inovadora terão continuidade e estarão disponíveis para visualização online após o evento. 

A corrida será emocionante como sempre e o traçado do percurso incluirá obstáculos naturais que colocarão os ODYSSEY 21 totalmente elétricos à prova, coroando a combinação vencedora de carro, equipe e piloto. Cada equipe conta com um piloto masculino e feminino que completarão uma volta cada um, com uma troca de piloto durante o trajeto. Com pontos a disputar durante o fim de semana de corrida, alguns dos melhores pilotos do mundo e a alta velocidade da mobilidade totalmente elétrica, o X Prix final tem tudo para ser pura adrenalina.

COMENTÁRIOS